Author Topic: O que é filosofar ?  (Read 80795 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Anônimo

• Guest
O que é filosofar ?
« on: January 12, 2001, 03:22:33 am »
 Provavelmente ninguém vai ler isso q escrevo. Tampouco responderão ou entenderão algo. Não espero isso tb. Apenas pergunto a mim mesmo: por que ?  Muitas vezes me vejo abatido ao pensar sobre muitas coisas (não tem nada a ver com violência ou assuntos de TV, etc). Fico triste ao pensar, basicamente sobre o desconcerto do mundo (parabéns a camões), sobre o mundo, sobre o comportamento, sobre a comunicação, sobre a sociedade, sobre a justiça... Mas sei q, embora eu acabe depressivo, eu pensei! Não estive estagnado frente ao mundo, apenas olhando. Eu pude ver, ainda que apenas com meus olhos, numa vista particularmente minha; mas elaborei uma reflexão própria. Sei lá. Pensar é bom e é ruim. Nesse EXATO momneto em que escrevo, é porque eu não estou com ânimo para procurar fotos de atrizes lindas q eu vejo em filmes (norte-americanos.. =/ ), nem para descobrir o mail de celebridades. Porque fiz isso ? Bom, pensei (muito pouco aliás, me desculpem) e acho que é porque eu deixei de me tornar sociável (puxar conversa com estranhos, conhecer pessoas próximas, etc) e minha curiosidade em saber o pensamento dessas pessoas, sua personalide,.. bom, essa curiosidade me leva a buscar contato com figuras famosas. Por que isso ? não sei.. talvez, no fundo da minha personalidade humana (não q eu seja um e.t. hehe) eu queira sugar tal reconhecimento, tal prestígio dado a uma profissão, que é a de ser ator, ou atriz. Sei lá porque to escrevendo.. pensar é mais rápido que escrever..

Gabrié Pensadô

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #1 on: June 21, 2001, 01:54:37 am »
 Filosofar é...
Pensar que você esta pensando.... e questionar o porquê que vc esta pensado o porque de pensar...
ou não...

marcello

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #2 on: June 25, 2001, 08:41:59 am »
 saudacoes a todos...
filosofar deve ser algo proximo a todos nos, a todas as nossas ideias, nem sempre que pensarmos vamos estar filosofando, mas sempre que filosofarmos vamos estar pensando, entao podemos considerar o ato de filosofar como uma forma de hiper-pensamento ou algo do tipo...sei la, filosofa voce agora porque eu ja estou ficando com dor da cabeca!!!

ate logo!!!

Luiz Felipe

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #3 on: September 27, 2001, 01:31:48 am »
 Ou pensamos e repensamos todas as possiveis questoes do mundo, de nossa vida e da vida...nossos valores, o significado da liberdade, nossas origens e a origem de tudo o que existe...e assim, buscamos construir a realidade que nos cerca, ou então estamos mortos...
Abraços a todos.

HOMER MUNIZ

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #4 on: February 01, 2002, 06:00:39 pm »
 FILOSOFAR É: ....É A ARTE DE TRANSPLANTAR PELO RACIONAL O MEU EU NO PRÓXIMO E NO MEIO ; E ,TAMBÉM, SORVER O TEMPO, O ESPAÇO, O HISTÓRICO ,ENFIM, SORVER O MAGMA DA ESSÊNCIA DINÂMICA DO SOCIAL , DO COTIDIANO, DA ALMA E DO ESPÍRITO DE TODOS. TUDO ISTO É DINÂMICO, É CÍCLICO, É MUTÁVEL E , PRINCIPALMENTE, EMINENTEMENTE PRÁTICO , SENDO SEMENTE DE MODIFICAÇÃO DE OUTREM E DA SOCIEDADE.    HOMER MUNIZ

Isabel Maia

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #5 on: February 14, 2002, 10:25:14 pm »
A propósito diz K. Jaspers:Filosofar significa estar-a-camimho. As interrogações são mais importantes do que as respostas e cada uma destas transforma-se em nova interrogação. O estar-a-caminho, que é o destino do homem no tempo, envolve a possibilidade de profundas satisfações a até mesmo, em certos momentos sublimes, pode conceder a plenitude".

Offline márcio

• Iniciante
  • *
O que é filosofar ?
« Reply #6 on: February 16, 2002, 11:46:53 am »
Isabel, permita-me uma pequena abordagem matematica (rs) de sua colocacao:

1. Filosofar = Estar-a-caminho
2. Estar-a-caminho = Destino do homem.

portanto, Filosofar é o destino do homem.

Eu particularmente considero que o destino limite do homem seja Pensar.

Procurando alinhar esses pontos, imagino que Filosofar seja um caso particular de Pensar. Sonhar (mesmo acordado) talvez seja outro. Recordar, etc ...

Isabel Maia

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #7 on: February 16, 2002, 12:14:09 pm »
Márcio, correcto. Podemos pensar o destino do homem como pensar (entendendo por isso algo mais vasto como referiu...), mas o que eu pretendi sublinhar com afirmação de Jaspers não foi tanto o tipo de pensar que caracteriza a filosofia, mas o carácter inacabado da sua tarefa, a procura infindável "de" remarcando esse facto como inexorável tarefa humana.

Offline márcio

• Iniciante
  • *
O que é filosofar ?
« Reply #8 on: February 17, 2002, 09:54:28 am »
Certo. É que a frase é muito boa, e me fez refletir sobre o topico do "Sentido da Vida" no seu limite no tempo.
Nessas condicoes, talvez o Destino propriamente dito nao seja Estar-a-caminho. O caminho seria a linha origem/destino, ligando 2 pontos extremos: MANTER e PENSAR. Estar-a-caminho seria o USO da Vida.
No fundo, os pontos extremos seriam MANTER-sem-Pensar e PENSAR-sem-Manter. Como os pontos extremos em geral parecem sem sentido, o sentido, a plenitude, ocorre durante a viagem conforme a frase que voce colocou.

Isabel Maia

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #9 on: February 17, 2002, 12:35:14 pm »
Pode ser Marcio...as interrogações são mais importantes do que as respostas e cada uma destas conduz a uma nova interrogação...cá está a tal dimensão de inacabamento, incompletude, o que se faz ou vai fazendo em direcção a...se quiser, entre os tais pontos extremos que referiu: Manter e Pensar. É o dinamismo da actividade filosófica que está aqui em questão: uma grande filosofia é aquela que introduz uma inquietação e não aquela que instala uma verdade definitiva, como dizia Péguy. O que existe é uma tensão permanente, constante entre momentos da satisfação e momentos de insatisfação que é o que conduz o filósofo a transitar entre a crença de que sabe e a consciência de que não sabe e isso é o USO da vida, como bem referiu.

Offline márcio

• Iniciante
  • *
O que é filosofar ?
« Reply #10 on: February 17, 2002, 04:36:21 pm »
Muito bom. 100% alinhado com a dinamica da filosofia. Estou apenas aproveitando essa oportunidade para refletir sobre outro ponto: Esse dinamismo tao realçado na frase (de Jaspers) para mim chega a ser um belo paradoxo:
O Destino Final é o proprio Caminho.

Imagina que legal: Voce entra numa estrada e seu colega pergunta "qual o nosso destino ?" e voce responde "é esta estrada".

Mas para os mais bitolados (como eu), vejo uma forma de quebrar esse paradoxo, estabelecendo um Destino Final. Nesse caso, imagino que poderia ser um estado limite ficticio, de puro pensamento ou pura sabedoria, onde eventualmente uma verdade definitiva viesse a ser instalada (Deus?).

Definitivamente, estamos hoje muito mais proximos da extremidade inferior (Manter) do que da extremidade superior (Saber, talvez mais apropriado do que Pensar).

Isabel Maia

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #11 on: February 17, 2002, 08:03:27 pm »
Eu diria antes que o destino final é o fim do caminho, só que como o caminho não termina nunca (?) talvez acabe, dessa forma, por coincidir com o destino final, enquanto "último" até onde podemos alcançar.Deus poderá ser também entendido como um desvio no caminho, como preversão do destino final que estaria assim delimitado à partida, fazendo do caminho um círculo fictício...mas a verdade é que muitos filósofos colocando inicialmente Deus na alçada da suspeita, acabaram por sentir necessidade de o afirmar como extremo, como verdade, se quiser!...
Concordo totalmente consigo: "estamos hoje muito mais próximos da extremidade inferior (Manter) do que da extremidade superior (Saber)",talvez porque
as pedras ferem os pés e a calçada é íngreme, talvez porque não haja nada lá, na tal extremidade superior, nem saber sequer,só vazio e loucura...

Isabel Maia

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #12 on: February 17, 2002, 08:08:35 pm »
Imagine então antes esta situação: eu entro numa auto-estrada e o meu colega pergunta-me: qual é o nosso destino? E eu respondo: o horizonte.

Offline márcio

• Iniciante
  • *
O que é filosofar ?
« Reply #13 on: February 17, 2002, 09:14:53 pm »
Voce tocou outro ponto interessante: o vazio e a loucura da tal extremidade superior.
De uma forma ou de outra, durante a jornada, o saber vai se potencializando atraves dos pensamentos (ou filosofia), ate atingir a totalidade caracteristica da tal extremidade superior. Entretanto, nessa condicao, embora exista a maxima Sabedoria, teriamos a ausencia de Pensamentos, que é o Vazio.

Dessa forma, é curioso que ambas as extremidades seriam caracterizadas por ausencia de pensamentos. A linha da evolucao (?) poderia ser representada como uma espiral de uma volta completa. Vista de cima (representando a evolucao dos pensamentos), seria um circulo onde aparentemente chegariamos no ponto de partida.
Vista de lado (representando a evolucao da sabedoria), seria uma progressao. (talvez mereça uma figura ... anexa).

Daniel S. Silva

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #14 on: February 17, 2002, 10:58:45 pm »
Uma breve observação:
O Horizonte
...podemos buscar o horizonte, mas já não o alcançamos? Estamos sempre em um horizonte. O que falta para percebermos onde estamos pisando?
Bem, a estrada está sinalizada apenas para trás, no passado, e vem sendo sinalizada aqui, no presente. E à frente, no futuro? Só nos resta caminhar...
...USAREMOS, então, a estrada.

(Não resisto às metáforas)
Abraços!

Isabel Maia

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #15 on: February 18, 2002, 11:33:49 am »
Daniel:
à sua pergunta "podemos buscar o horizonte, mas já não o alcançamos?", permita-lhe "responder", se é que assim se pode dizer, com um excerto de um fabuloso poema de Walt Whitman:
Hoje, antes do alvorecer, subi a uma colina e olhei os céus e as constelações,
E perguntei ao meu espírito: "Quando abraçarmos essas orbes, quando tivermos o prazer e o saber de quanto nelas há sentir-nos-emos realizados e satisfeitos?"
E o meu espírito respondeu: "Não, se alcançarmos esses cumes é só de passagem, é só para continuar mais além.  
Tu também interrogas e eu escuto,
Respondo que não posso responder, tens de descobrir por ti.
Walt Whitman

Offline márcio

• Iniciante
  • *
O que é filosofar ?
« Reply #16 on: February 18, 2002, 02:39:20 pm »
Pergunto: Onde estaria a linha do Manter, a tal extermidade inferior ? E que sabedoria seria essa ? A essas 2 perguntas, obtenho como resposta que a grande sabedoria é a sabedoria do Manter a Vida e no fundo, o eixo vertical representa a Sabedoria da Manutencao da Vida sendo obtida atraves da filosofia (ou pensamentos).

Pode parecer banal, mas estamos nos primordios dessa busca ... e existiria algo mais importante que obter essa sabedoria ?

Quando (e se) atingirmos a extremidade superior e cessarem os pensamentos entao ficaremos no vazio no aguardo de um Fato Novo, fato esse que provoca toda uma nova volta nessa espiral ... e assim vai.

Isabel Maia

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #17 on: February 18, 2002, 03:17:26 pm »
A espiral de volta completa que referiu...

Alex Haydin

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #18 on: February 18, 2002, 10:04:26 pm »
márcio...interessante o seu insight(17/02/02).... desejo decobrir a amplitude dele ante ao padrão da vida... volto a comentar..

karein

• Guest
O que é filosofar ?
« Reply #19 on: February 19, 2002, 12:37:17 am »
Se a  sabedoria é  por si dialética ... como considerá-la como extremidade de pontos talvez equidistantes, de um lado ausência de pensamentos de outro vazio pela própria saturação da potencialização do saber,  a loucura é vazio ... ou a lucidez é ausência .... anexos ... fica difícil, o horizonte pode vir a ser uma ilusão de óptica assim como uma sabedoria pode vir a ser cega por querer aprisioná-la.