Author Topic: Bacharel X Licenciado  (Read 115926 times)

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Aluísio de Souza

• Guest
Bacharel X Licenciado
« on: March 19, 2004, 01:14:18 am »
Desculpe incomodar com um tema não relacionado à filosofia, mas sei que este site é acessado por vários acadêmicos e talvez um deles possa me elucidar uma dúvida ou indicar um caminho para eu resolvê-la. Gostaria de saber qual a diferença entre um bacharel e um licenceado, já que a idéia de que o bacharel pode fazer pesquisa e um licenceado não, me parece falsa. Qualquer licenceado pode fazer mestrado, doutorado... Enquanto um bacharel tem a desvantagem de não poder dar aulas. E então, qual seria a vantagem de se bacharelar se um licenceado pode fazer tudo que um bacharel faz e ainda leciona? Afinal, qual a diferença real entre estes dois tipos de graduação? Se alguém puder me informar, eu agradeço muito.

Rodolfo Bonete

• Guest
Bacharel X Licenciado
« Reply #1 on: April 12, 2004, 05:41:26 pm »
Tenho algumas dúvidas em relação a isso também, mas uma suposição está na diferença como os cursos são dados. Um bacharel seria uma pessoa mais interessada em ingressar no mercado de trabalho, portanto os cursos de bacharelados tem uma base prática maior, é mais voltado para as aplicações que determinado curso terá no dia-a-dia. O licenciado seria uma pessoa mais acadêmica. O curso possui a parte prática, voltada para o mercado, mas o forte é a teoria, onde conseguirá aplicar melhor seus objectivos, que na maioria dos casos é fazer mestrado após a conclusão do curso e assim arrumar uma vaga como pesquisador em alguma universidade. Em termos de estabilidade econômica a licenciatura é melhor, principalmente se tiver apoio de instituições e do próprio governo.
Ainda há muita coisa que não pude procurar me aprofundar, e espero ter ajudado em pelo menos algum ponto da sua pergunta.

Miguel

• Guest
Bacharel X Licenciado
« Reply #2 on: April 12, 2004, 06:32:58 pm »
Olá

Na USP, os cursos são bacharelados. A licenciatura é uma atividade feita a parte, na faculdade de Educação, onde os alunos de todos os cursos se juntam para cursar as matérias de Didática, Política Organizacional do Ensino Brasileiro, Psicologia da Educação, Introdução aos Estudos da Educação e Metodologia de Ensino da sua disciplina. As matérias da licenciatura, demoram em média dois anos para serem cursadas. Você precisa fazer um estágio nas escolas para se licenciar, o que envolver desde entrevistas com professores e orientadores até assistir e daraulas, preparar cursos etc. As matérias são voltadas para se aprender a realidade do ensino público brasileiro, como lidar com os alunos etc.

O bacharelado prepara os alunos para a carreira acadêmica e ou mercado de trabalho especificamente na sua área, envolvendo a pesquisa e a docência no nível superior.

Existe uma grande diferença entre o conteúdo ensinado nas escolas e na faculdade. Você jamais conseguirá reproduzir a maneira como o curso de filosofia é dado, por exemplo, no ensino médio. No curso de biologia, o professor manda os calouros esquecerem tudo que aprenderam de biologia no colegial. A licenciatura prepara os professores mais para o conteúdo do ensino fundamental e médio.

abs

Offline Lançoni

• Iniciante
  • *
Re: Bacharel X Licenciado
« Reply #3 on: February 12, 2007, 08:36:40 pm »
Pessoal,

Gostaria muito de uma informação, pois parece que até mesmo nas secretarias das Universidades, os profissionais não tem uma reposta clara. A dúvida é a seguinte. Sou estudante de Psicologia-Bacharel. Tenho interesse em me profissionalizar na área como professor em faculdade. Para tanto, é do nosso conhecimento a necessidade de Mestrado. Ai vem a dúvida: Uma vez formado em Psicologia-Bacharel e frequentado um Mestrado na área de Psicologia, posso ser professor em Universidade, em Psicologia, uma vez que minha graduação não teve as diciplinas de licenciatura?

Ficarei muito grato por uma resposta ou indicação de fonte que comente o assunto.

Desde já, obrigado.

Antônio

Offline Miguel Duclós

• Administrador
  • webmaster
    • Consciência
« Reply #4 on: February 13, 2007, 06:21:30 am »
Com o bacharelado e o mestrado, você poderá dar aulas no ensino superior, na faculdade de Psicologia. A licenciatura prepara para dar aulas no Ensino Fundamental e principalmente no Médio.
« Last Edit: February 17, 2007, 06:02:17 pm by Miguel Duclós »

Offline Jeff

• Iniciante
  • *
« Reply #5 on: August 24, 2009, 12:12:06 am »
Sou Bacharel em Fisioterapia, e quero fazer o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Gostaria de saber o seguinte; como ja sou Bacharel, fazendo a licenciatura em biologia automaticamente ao fim do curso além de estar licenciado eu serei também bacharel em biologia? Pelo fato de ja ter estudado as matérias específicas de Bacharel no curso anterior? Tenho essa dúvida a algum tempo e niguem sabe me responder com certeza, quem puder me ajudar agradeço desde já.

Offline Miguel Duclós

• Administrador
  • webmaster
    • Consciência
« Reply #6 on: August 24, 2009, 04:00:21 am »
Não, você não vai ser bacharel em Biologia, é o contrário, você vai estar licenciado para dar aulas em Fisioterapia também.

Tanto que por exemplo na USP a licenciatura é a parte do curso, é um núcleo comum a todos os cursos na Faculdade de Educação, com apenas algumas matérias específicas para cada curso.

Mas o bacharelado é insubstituível em cada área. Porém, sua licenciatura em biologia pode ser licenciatura+bacharelado, é muito comum, o "core" é o bacharel, o adendo a licenciatura. Mas nesse caso vai ser o novo curso que vai te tornar bacharel, não o antigo.

Offline Miguel Duclós

• Administrador
  • webmaster
    • Consciência
« Reply #7 on: August 24, 2009, 04:07:08 am »
Resumidamente, bacharel é o conhecimento e pesquisa específica numa área, a licenciatura é uma permissão (licença) que você adquire para dar aulas para a moçadinha, e por isso precisa ter uma preparação pedagógica.

Offline amandinhapucca

• Iniciante
  • *
    • Email
« Reply #8 on: February 01, 2010, 04:28:18 pm »
sou formada em licenciatura para ciencias biologicas. como façopra me tornar bacharel?

Offline Miguel Duclós

• Administrador
  • webmaster
    • Consciência
« Reply #9 on: February 01, 2010, 06:00:13 pm »
Você vai ter que fazer um outro curso com bacharelado e  com sorte você pede equivalência e elimina um monte de matérias com conteúdo equivalente.