Author Topic: O que quer dizer Deus para a filosofia ?  (Read 28354 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

kinildson géssio persegueiro

• Guest
O que quer dizer Deus para a filosofia ?
« Reply #100 on: June 19, 2002, 02:50:40 am »
Se Deus existe ou não, ou se existe mais ou menos, uma consideração deve ser feita; Será que enquanto humanos seremos capazes de alcançar a verdade absoluta? (se é que isso existe...) Não estou propondo a estagnação do nosso instinto de busca, jamais! Só estou sugerindo a chamada "teoria da econômia", poderíamos usar essa capacidade para solucionar questões mais solucionáveis.(embora eu também adore uma discussãozinha sobre os grandes temas!!)

Marcos Mena Irigoyen

• Guest
« Reply #101 on: October 02, 2003, 06:04:40 pm »
}Eu gostaria de tecer alguns comentários para ti.
Mas o que "natureza de Deus" significa? Ter uma natureza é ter limites. A "natureza" que restringe humanos é o nosso ambiente físico e nossos genes; mas a "natureza" de um ser sobrenatural deve ser algo mais. É impróprio dizer que a "natureza" de um ser sem limites possui a mesma relação com o objeto de livre arbítrio que a natureza humana tem.  

A natureza de Deus é amor(amor, em sentido espiritual significa devoção). Sendo assim, ele se auto-limita a fazer o que um coração amoroso deseja. A felicidade de suas criaturas é para ele o que mais importa, porém, não uma felicidade passageira, transitória, mas sim a felicidade duradoura.
É erroneo dizer que por ser onisapiente Deus não tem escolha, a final, existem várias soluções para um mesmo problema. Em uma prova objetiva ( questões de multipla escolha, por exemplo) só existe uma alternativa certa, Deus sempre marcaria as mesmas questões pois tudo Ele sabe, não é? Mas em uma dicertação isso não se verificaria. Deus, sabendo tudo, discorreria sobre um assunto de múltiplas maneiras diferentes, de acordo com sua escolha.

Se Deus sempre atua de acordo com sua natureza (seja lá o que isso signifique), então ele ainda tem mais de uma opção viável que não contradiz sua natureza se ele quiser ter o livre arbítrio. Por outro lado, ele é um escravo da sua natureza, como um robô, e não um agente pessoal livre.  

A respeito destas afirmações eu tenho a dizer-te que, quando tu, um dia, experimentares a verdadeira essência da religião de Cristo, que é amar o próximo como Ele nos amou, tu verás que seguir isso não é escravidão e sim a mais elevada satisfação.

Talvez o desejo poderia ser alijado. O desejo impõe uma deficiência, e um ser perfeito não deve ser deficiente em nada. Mas uma "pessoa" sem necessidades ou desejos seria muito estranha. O desejo é o que induz à escolha em primeiro lugar. Ele também contrinui em avaliar se a decisão foi ou não sensata. Sem o desejo, as escolhas são aleatórias, e não decisões de verdade. Além disso, o deus bíblico expressa vários desejos.

Desejo não é uma deficiência como tu argumentas, é sim, fruto da personalidade frente a seus objetivos inalcansados. Com isso, Deus, cuja personalidade é puro amor, deseja nossa realização espiritual, já que nós nascemos incompletos porém com a capacidade de evoluir, aprender, realizar-se. Portanto Deus tem desejos.
Por outro lado, os desejos mais comuns de nós homens são de órdem material e imediatista por que nossa personalidade ainda é muito materialista ainda. A medida que nós nos espiritualizamos vamos nos parecendo mais e mais a Deus e nossas vontades e desejos vão se tornando mais e mais parecidos com o Dele, com isso passamos a compreender mais a Deus e experimentar a realização divina em nós mesmos. Não tenho tempo de continuar hoje. Tchau.}

Marcos Mena Irigoyen

• Guest
« Reply #102 on: October 03, 2003, 05:55:31 pm »
Eu gostaria de expressar minha opinião sobre esta afirmação de contradição da mensagem do Carlos.

05) Devemos HONRAR e AMAR ou ABORRECER os nossos pais e próximos?  

- "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo" - Lucas 14:26  

Contrariando... - "HONRA TEU PAI E TUA MÃE, e amarás o teu próximo como a ti mesmo" - Mateus 19:19

Não se deve mostrar um texto fora de seu contexto. A afirmação de Cristo de que não se pode ser seu dicipulo a menos que se aborreçam o pai, mãe, mulher, filhos ,etc, não significa contrariar o mandamento de honrar o pai e mãe e amar o próximo. Significa mais bem que uma idéia nova (no caso o Evangélio) não se estabelece na mais perfeita paz (..."não vim trazer a paz e sim a espada"...), haverá sempre os contrários, os opositores e, para ser um dicípulo Dele devemos seguirmos os mandamentos Dele mesmo que isso signifique aborrecer nossos pais, mães, mulheres, filhos, etc. Quem dá preferencia a vontade ou opinião das pessoas em detrimento aos mandamentos de Cristo não pode ser seu dicípulo. Jamais Cristo recomendaria alguma coisa contra honrar o pai e a mãe e muito menos a amar o próximo, que é, este, a base de sua doutrina.
Quanto a Bíblia não ser totalmente de inspiração Divina eu concordo. Se não fosse assim não haveria emendas oficiais (ou seja, aqueles concílios que decidiram o que era e o que não era canônico na Bíblia).
A Bíblia foi escrita por homens, os homens são falíveis, ignorantes, imperfeitos. Até mesmo a verdade tem que ser adaptada para as condições da época e local. O que é a maior revelação da verdade hoje, pode ser uma supertição mística amanhã. Uma muleta pode ajudar a um aleijado mas somente atrapalha o maratonista. É por isso que vemos Moises revelar um Deus vingativo e Jesus um Pai amoroso. Na época de Moises esse Deus servia para segurar os maus impulsos de um povo que somente respeitava quando tinha medo. Jesus ensinou que segurar os maus impulsos e praticar o bem é o desejo de quem ama a Deus, pois Deus é amor e Deus quer que nós nos amemos.
A doutrina do medo teve sua utilidade (como a muleta), ajudava naquela época porém não é apropriada para a nossa época mas, a doutrina do amor veio para suprir as lacunas deixadas pela outra. Esse é um dos motivos de contradições na Bília. Existem, também, as interferencias humanas involuntárias, que é o caso das idéias próprias (pré-estabelecidas)do escritor bíblico que são uzadas sem que o próprio se de conta que são suas idéias e não a verdade, erros de transcrições feitos pelos copistas e tradutores, etc. E há, por fim, a interferência intencional, quando o escritor modifica o texto por algum interesse, como ,por exemplo, a retirada de certos assuntos ligados a reencarnação que foram retirados pois quem mandou retirar tinha medo de voltar em nova existencia pagar todo o mal que fez.

Tasso Brasil

• Guest
« Reply #103 on: May 25, 2005, 04:02:32 pm »
Antes de questionarmos a existência ou não de deus precisamos questionar a existência ou não do amor. E para chegarmos a uma resposta adequada a essa pergunta deveremos usar os dois hemisférios celebrais, caso contrario "rodaremos em círculos".}}

Offline onaiab

• Iniciado
  • **
Re: O que quer dizer Deus para a filosofia ?
« Reply #104 on: January 31, 2006, 05:35:32 pm »
Quando o assunto é Deus, um simples debate pode se transformar em um verdadeiro bate-boca intelectualizado, cada uma das partes envolvidas ( ateus e espiritualistas ) tentando convencer a outra de que os seus argumentos são os melhores, os mais lógicos para justificar a sua crença ou ausência de crença.
Desde o surgimento da filosofia, Deus tem sido um tema dentre os mais importantes, um assunto inesgotável, quem há de negar ? Isso é o que quer dizer Deus para a filosofia, essa é a minha opinião.
Não existe nenhum argumento, nenhum fato (?) que possibilite ao ateu o convencimento, a certeza cristalina de que Deus não existe, portanto a dúvida é a mesma para ambos os lados. O ateu pode até dizer que o assunto Deus não é relevante, isto está correto, é uma opção que deve ser aceita, aliás, qual espiritualista deveria se importar com tal opinião ? A mim, por exemplo, não importa nem um pouco. Eu acredito em Deus, não vejo nenhum motivo para não acreditar e penso que se um dia, num futuro ainda muito distante, possa se "provar" a sua existência, certamente essa tarefa não caberá à filosofia.

Offline Eu creio!!!!

• Iniciante
  • *
    • Email
« Reply #105 on: February 01, 2006, 12:01:08 am »
Existe um Deus dentro de cada um de nós? Isso significa que: a) Deus é uma criação subjetiva (logo, não existe) . b) Cada pessoa é uma espécie de divindade . 

dependerá de nossas ações que este ser seja bom ou ruim para nós mesmos. ?
Se o critérios somos nós mesmos, como determinar o que é bom ou mau? Pois o que é bom para um, pode não ser para outros, etc. Como pode um ser independente de nós habitar nós mesmos ? Como podemos pensar que Deus pode ser ruim?
:'(A teoria da relatividade, aplicada com relação aos sentidos humanos, é a mais absurda das análises ou teses. Se o que é bom para mim, pode ser ruim para o outro, isto significa afirmar que, não devo julgar o crominoso, pois para mim ele está praticando algo ruim, mas para ele é algo bom. Faça-me um favor.....!!!!Outro absurdo de igual tamanho, Deus está dentro de cada u de nós, Deus está em todas as coisas. Faça-me outro favor...!!!! a propósito Deus È! No sentido de existir po si mesmo, independente de crer-mos ou não, conseguir-mos 'prova-lo ou não' Ôh, bendita filosófia, pobres filósofos!!!!!!!!!!!!!!

Offline admin

• Administrador
    • Email
« Reply #106 on: February 01, 2006, 01:04:57 am »
Notificação pública da moderação para usuário "Eu Creio":

Mensagens neste tom são desapreciadas. Depreciação da filosofia, num fórum de filosofia, também pode ser motivo de uma ação da moderação. É bom ressaltar isso: o Fórum é de filosofia, o tratamento da religião tem que ser dado nesse prisma. Aqui não é um espaço de pregação. Obrigado.

Offline Eu creio!!!!

• Iniciante
  • *
    • Email
« Reply #107 on: February 01, 2006, 10:39:35 am »
Resposta à moderação.Desculpe pelo zelo. Mas, se é o caso sobre 'teoria da relatividade, não vejo ai pregação.Entretanto, que dizer dos pontos colocados por sr. Marcos Mena Irigoyen? São pregações autenticamente Espiritas Kardecistas. Contudo, não fiz depreciação á Filosofia, e sim à posição filosofal dos opinantes, sobre o assunto :"O que quer dizer Deus para o filosofos". Se é que isso é depreciar! De qualquer forma, peço minhas desculpas.

Offline Brasil

• Membro Residente
  • Gutta cavat lapidem - A gota cava a pedra.
« Reply #108 on: September 16, 2007, 01:27:00 am »
Deus é uma criação subjetiva (logo, não existe).

Bravo!!! Um chinês chamado Shang e que tem orelha furada é uma criação subjetiva que acabei de criar, logo, não existe. Não é mesmo?  ;D   

« Last Edit: November 08, 2007, 12:28:21 am by Brasil »

Offline Alano

• Iniciante
  • *
  • "Coma logo, antes que acabe!"
« Reply #109 on: September 16, 2007, 10:05:00 am »
Sobre divindade e religião, penso que há uma forma de abordagem que todos podemos aceitar :

A palavra "Deus" existe; o sentimento do divino existe. Destes não podemos duvidar, são históricos e virtualmente universais. Quanto a uma existência "de fato" (empiricamente demonstrável) de um ser ou entidade com as características que emprestamos a Deus (e ao incontáveis deuses que já inventamos) me parece um assunto não muito adequado à discussão filosófica (Tão sensado como discutir a existência "de fato" do Coelhinho da Páscoa ou do Papai Noel).

Para mim, as perguntas corretas sobre o tema me parecem ser:

- Em termos psíquicos, o que são efetivamente estes deuses que criamos?
- Por que as pessoas buscam conforto em seres imaginários?
- Por que, mesmo depois de crescidos, seguimos necessitando de proteção parental (divina)?
- Qual a função social e psíquica da religião? (O que ela fornece ao homem?)

Penso que neste terreno teremos muitas coisas a aprender.

Abraço,

Alano
« Last Edit: September 16, 2007, 04:46:52 pm by Alano »
"O ser humano é um projeto em execução. Sua conclusão não é garantida."

Offline Alano

• Iniciante
  • *
  • "Coma logo, antes que acabe!"
« Reply #110 on: September 29, 2007, 10:02:43 am »
RELIGIÃO= RELIGAÇÃO PATOLÓGICA COM O PAI, AGORA ENTRONIZADO COMO MITO.

DE NOVO, DE NOSSA SUBMISSÃO À ELE DEPENDE NOSSA SOBREVIVÊNCIA.

DE NOVO, DE SEU PROVIMENTO DEPENDE NOSSA SOBREVIVÊNCIA.

DEUS= PAI QUE, SOB A ÓTICA INFANTIL, TUDO PODE, A TUDO VÊ E É "PERFEITO", JUSTO E BOM.

RELIGIÃO= RE-INFANTILIZAÇÃO

RELIGIÃO= CULTO DE DOMINAÇÃO (DA CASTA DOMINANTE) SOBRE AS MASSAS; MANTIDAS IGNORANTES E COM MENTALIDADE ESCRAVO-INFANTIL.

RELIGIÃO= FORMA DE MANTER UM POVO CONTINUAMENTE INFANTIL E SUBMISSO (À SEU MEDO ORIGINAL DA MORTE, INANIÇÃO E ABANDONO).

VIDA / LIBERDADE= MORTE A TODO TIPO DE MITO!
VIDA / LIBERDADE= MORTE À TODAS AS RELIGIÕES!
VIDA / LIBERDADE= CAÇA À TIROS* DE TODO PADRE, PASTOR, RABINO, CURA,
(A COMPLACÊNCIA COM ELES SIGNIFICA A SUA DESTRUIÇÃO; E DE SEUS DESCENDENTES!!)

*PEDRADA, FACADA, PAULADA, ESTRANGULAÇÃO - O MEIO QUE ESTIVER A SEU ALCANÇE!!
  RÁPIDO! E SEM DEMORA! DESTA EXECUÇÃO DEPENDE O FUTURO DA HUMANIDADE!!!

É SEU PAPEL FAZÊ-LO! AJA AGORA! O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!

MATE-OS!

EXTERMINE-OS!

SEM A MENOR PIEDADE!

De sua atitude pronta e eficiente depende o futuro de seus filhos, netos e todos seus descendentes! Aja agora! Aja rápido! Aja sem demora! AJA! A HISTÓRIA DA HUMANIDADE O ABSOLVERÁ, mesmo que a (hahaha) "justiça" dos homens o condene!

EU SOU O ANTICRISTO! BENVINDA MINHA CHEGADA A TERRA! (Mesmo que eu esteja morto na semana seguinte).

VIDA LONGA À NOBRE HUMANIDADE! VIDA LONGA À RACIONALIDADE, À ÉTICA E AO AMOR!!

MEU PAPEL ERA COLOCAR O HOMEM A NÚ! DESTRUIR TODOS SEUS MITOS E MENTIRAS! TRAZER O HOMEM A SEU VERDADEIRO DESTINO: A FELICIDADE! O PRAZER! O AMOR! A COOPERAÇÃO! A VIDA PLENA E SEM RESERVAS!

E O FIM - EMFIM - DAS GUERRAS. COMO? PELO DIÁLOGO CONSTANTE ENTRE AS PARTES! PELO NÃO ABANDONO DO TABLADO DAS DISCUSSÕES E QUEIXAS; PELO RECONHECIMENTO DA HUMANIDADE DO OUTRO E DE SEUS JUSTOS (OU NÃO) PLEITOS!!

Adeus! Minha vida (sobre a Terra é curta!)

Meu querido filho Guilherme e sua mãe Cristina (Vítima de Abuso Sexual pelo próprio Pai), ao qual devo meu aprendizado - ainda que imperfeito - do AMOR;meu mais rendido AGRADECIMENTO!

Vocês ambos, sem saberem, me deram a VIDA (AMOR), mesmo que eu não exista amanhã, morto num presídio imundo, de um pais igual!

Queridos! Eu os deixo, mas deixo também meu legado de profunda humanidade e afeto pela vida e pela INFÂNCIA! À ela todos os esforços devem ser dedicados!!!!!!!!!!

Minha vida é curta! Serei morto em breve! Não me tolerarão; pois não me calarão a não ser pela morte e pelo assassinato!

Mas, minha vida não terá sido em vão! Terei alavancado o doce futuro da NOBRE HUMANIDADE!

Não chorem NUNCA a minha perda! Pois, ao invés de "perda", foi um "ACHADO" para nós!

Assim como a humanidade teve de econtrar um "DEUS DOS ESCRAVOS - YESHUA" - um maluco-beleza "filho-da-puta" (de verdade - sua mãe era uma prostituta vagabunda e barata). Teve de encontrar a mim - UM "LOUCO" CONSCIENTE! hehe! hehe!hehe! hehe!

UM "DEUS" DA RACIONALIDADE E DA ÉTICA-AMOR!

À TUDO E A TODOS VEJO TRANSPARENTES! SOB MEUS OLHOS NÃO HÁ SEGREDOS! Como se diz no sul dos Pampas: "Reconheço o cego dormindo e o rengo deitado."

EU SOU O PRÓPRIO DEUS!

O HOMEM-ABUSADO QUE VEIO TRAZER A SALVAÇÃO DA ESCRAVIDÃO! PELO CULTO DA VERDADE E DA TRANSPARÊNCIA!

A todos meus "irmãozinhos", castrados pelos vís ensinamentos religiosos de toda uma história, meu mais profundo desejo de um FUTURO FELIZ! Cultuem, não a mim, mas a meus ensinamentos! Bye, gente!

Wilton Luiz Cardoso Alano - Nascido na localidade de Sanga Funda, em 18 de novembro de 1955, às 16h, no município de Osório (hoje Terra de Areia)
O PRÓPRIO "DEUS" (hahaha) VIVO!

SEJAM FELIZES! ATÉ O ÚLTIMO DOS DIAZ (hehehe!)
"O ser humano é um projeto em execução. Sua conclusão não é garantida."

Offline Brasil

• Membro Residente
« Reply #111 on: September 29, 2007, 05:36:19 pm »
Realmente em certas pessoas a religião chega a ser uma patologia, mas a anti-religião também o é!

Odiar as religiões  é tão patológico quanto odiar os não religiosos. Ou não?

Aquele pastor ou padre fanático que diz que quem não acredita em Deus sofrerá, é tão fanático e doente quanto os que dizem que quem acredita em Deus, sofre.  ;D

YESHUA" - um maluco-beleza "filho-da-puta" (de verdade - sua mãe era uma prostituta vagabunda e barata). Teve de encontrar a mim - UM "LOUCO" CONSCIENTE! hehe! hehe!hehe! hehe!

Esse cientista não desiste mesmo! Tá loko!!   :D
« Last Edit: September 30, 2007, 12:47:52 pm by Brasil »

Offline Variable

• Iniciante
  • *
    • Email
« Reply #112 on: October 29, 2007, 01:45:18 pm »
"Deus" é um palavrinha mágica que significa ESTUPIDEZ! Nada mais define esta Crença Infantilóide!

:D

Offline Brasil

• Membro Residente
« Reply #113 on: October 29, 2007, 02:45:30 pm »
"Deus" é um palavrinha mágica que significa ESTUPIDEZ! Nada mais define esta Crença Infantilóide!

:D

Offline Vabuni

• Iniciante
  • *
    • Email
« Reply #114 on: October 30, 2007, 09:22:28 pm »
 Ola,
Observo as pessoas (que não acreditam em DEUS) quando falam nELE... elas  ficam tão irritadas...
 Não será um discurso ofensivo q irá "desfazer" uma crença. A escolha  de crer é tão pessoal quanto a de não crer.
 Se a irritação é em relação ao "uso" dELE, então concordo, pois isso é uma agressão a todo conjunto, (DEUS, pessoas).

Qto o que quer dizer DEUS para filosofia. Bem, DEUS é o Ser Divino, Supremo o que move e que esta em todas as coisas, inclusive dentro de cada um.
  Desde a evolução, o homem, mesmo com uma razão não esculpida, digamos assim, ja buscava o Divino (DEUS) nos astros, nos fenômenos meterológicos, essa busca deu impulso à evolução, a formação de pensamentos, idéias, conceitos, filosofia.
  Aceitar q não temos capacidade pra entender DEUS, é aceitar q somos inertes à evolução, engessados à dimensão que DEUS colocou em nós. A razão.

TRECHO DE UM DISCURSO DE DESCARTES:

"Descartes ficou sabendo, assim, que era "uma substância cuja essência, ou natureza, consiste em pensar" e que "para ser, não precisa de lugar algum, nem depende de coisa alguma material". Em conseqüência, o eu, a alma, que permite ao filósofo ser o que é, um pensador, é inteiramente distinta do corpo, cujo conhecimento é mais fácil que o do corpo, pois mesmo que deixasse de existir, a alma não deixaria de ser o que é.

Conclui, então, que, assim como o mais perfeito não pode ser conseqüência do menos perfeito, e, nada poder provir, tal idéia, do ser perfeito, ou da perfeição do ser, só pode ter sido posta em nós por uma natureza mais perfeita do que a nossa, e que inclui todas as perfeições, quer dizer, Deus. Em conseqüência, conclui: "...é para mim tão certo que Deus, que é esse ser perfeito, é ou existe, quão certa poderia ser qualquer demonstração da geometria."

DESCARTES. Discurso do Método

Abs, espero ter contribuido  :)

Offline Emersux

• Iniciado
  • **
« Reply #115 on: October 26, 2009, 06:59:13 am »
Sugiro que esqueça esta dúvida, mas se não conseguir leia este tópico e descubra, azar o seu por ter a curiosidade!

http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2598.msg17194.html#msg17194